Pular para o conteúdo principal

Ontem amanhecemos menos inteligentes...

Aos 80 anos morre por falência múltipla de órgãos,  Rubem Alves, psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro. 

Ele fez parte da minha vida universitária por 3 anos, é cursei pedagogia, verdade! Sou Pedagoga, me formei em 2006 e a única vez que entrei numa sala de aula, como educadora, ou melhor quase, foi na fase do estágio.
Mas voltemos a Rubem Alves, a educação era sua paixão, ele me ajudou a ver e não somente a aprender.

Trechos da página Globo.com:


Sobre a paixão pela educação, escreveu: "Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. [...] A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. [...] Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças".

Em entrevista à Globo News em agosto de 2012, Rubem Alves defendeu que a educação no Brasil deveria passar por mudanças. “Na educação a coisa mais deletéria na relação do professor com o aluno é dar a resposta. Ele tem que provocar a curiosidade e a pesquisa”, disse.
A prova do vestibular também foi alvo de críticas à época. “Se os reitores das universidades fizessem o vestibular, seriam reprovados, assim como os professores de cursinho. Então, por que os adolescentes têm que passar?”, indagou.
Morte e religião

Em um texto biográfico no site oficial, o educador escreveu trechos sobre a morte. "Eu achava que religião não era para garantir o céu, depois da morte, mas para tornar esse mundo melhor, enquanto estamos vivos."

Deixo aqui minha singela homenagem ao que foi grande! 

R.I.P. Rubem Alves


É isso! Ouvindo The Cello Song - The PianoGuys



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um poema..........

Não sei quantas almas tenho Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê, Quem sente não é quem é, Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. Cada meu sonho ou desejo É do que nasce e não meu. Sou minha própria paisagem; Assisto à minha passagem, Diverso, móbil e só, Não sei sentir-me onde estou. Por isso, alheio, vou lendo Como páginas, meu ser. O que segue não prevendo, O que passou a esquecer. Noto à margem do que li O que julguei que senti. Releio e digo: "Fui eu ?" Deus sabe, porque o escreveu. Fernando Pessoa

Maio de 2017...

Essa postagem só prova o quanto eu tô bem! Primeiro Deus, mas você me faz tão bem! Não vá dizer adeus Vem, Com olhos da cor da noite, Não quero saber, Se já teve outros amores, O silêncio de um sorriso seu, Vale mais que poesia que alguém me escreveu, Não vá pensar que eu, Quero estar sozinho, pois fico abatido eu quero ficar com você, Tem o charme do amanhecer, Com as cores da alvorada, Me encanta seu perceber, As lembranças que você me deu, Valem mais que toda história de um cara como eu, Lembro de um beijo seu, Penso no acontecido, Fico agradecido, Eu quero estar com você. Assumo meus defeitos, Vícios que não largo mais, Você no meu dia-a-dia sei que vai me trazer paz, O meu estilo de vida não é exemplo pra ninguém, Mas a sua companhia faz eu me sentir tão bem, Penso em você e eu, Isso me amadurece, E eu faço minha prece para eu ficar com você.

With Arms Wide Open

De braços abertos estou para experimentar novos ares; De braços abertos estou para sentir novas emoções; De braços abertos estou para ver novos lugares; De braços abertos estou para conhecer pessoas novas; e assim será..... O futuro pertence a DEUS, só a Ele...mas meus planos pertencem a Ele....